Autoridades e ciclistas cearenses ressaltam importância da Picos Pro Race para o esporte regional

A segunda-feira começou animada para os ciclistas cearenses. É que eles receberam a Caravana Picos Pro Race para o lançamento da maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste e uma das maiores provas de ciclismo do Brasil. A Loja da Specialized Fortaleza foi o cenário escolhido para receber autoridades e ciclistas, que ressaltaram a importância do evento para o esporte regional.

Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, explica que todos os anos a Picos Pro Race recebe dezenas de ciclistas cearenses. “Fazer um lançamento da prova exclusivo para eles é uma forma de prestigiar quem sempre prestigia a nossa prova. Essa é uma prova genuinamente nordestina e queremos ter, cada vez mais, atletas do Nordeste abraçando e fazendo esse evento que é pensado com muito carinho para todos os nossos ciclistas e parceiros”, comentou.

Entre as equipes que todos os anos garantem participação na Picos Pro Race está a Garrote Radical, que reúne atletas do Ceará e de vários outros estados do Brasil. Ele comemora o fato da prova pontuar, este ano, no ranking da Union Cicliste Internationale (UCI). “A Picos Pro Race faz parte do rol de provas que nossa equipe prioriza todos os anos. Uma prova que agora nos classifica para uma situação ainda mais elevada, evoluindo dentro do mtb e colocando o Nordeste figurando com provas nível premium e internacionais. É uma grande confraternização de ciclistas e que com certeza nossa equipe estará presente”, garantiu, Ferlon Loreno, presidente da equipe Garrote Radical.

Opinião ressaltada pelo ciclista Edilberto Campelo, organizador do Grupo Single Track e que há mais de quatro anos garante presença na PPR. “É uma prova que enaltece o mountain bike do Piauí e do Brasil e que atrai ciclistas do mundo inteiro”, completou. O espanhol Santiel também foi prestigiar o lançamento da prova em Fortaleza. Ele conta que participou da última edição e que foi uma prova cheia de surpresas. “Tinha churrasco no meio do percurso e muito desafio para os atletas. Em 2024, tenho certeza de que irão se superar ainda mais”, diz ele, cheio de expectativas.

Daniel Pagliuca, presidente da Federação Cearense de Ciclismo, destacou que a Picos Pro Race é um evento muito bem estruturado e que envolve todo o desenvolvimento econômico da região Nordeste impulsionado pelo ciclismo. “É um evento que envolve toda uma economia e o desenvolvimento de um esporte extremamente importante para a região, não apenas para o Estado do Piauí. A estrutura de um evento é totalmente planejada, o que nos mostra a capacidade de organização que tem se desenvolvido do esporte dentro do Nordeste brasileiro” pontua.

Característica também destacada pelo gerente de esportes do Centro de Formação Olímpica de Fortaleza, João Neto. “É um feito histórico a PPR ter conseguido essa chancela da UCI que a gente sabe a dificuldade que é trazer para as provas de reconhecimento de entidades do ciclismo mundial. A organização está de parabéns e os atletas que, com certeza, terão a oportunidade de participar de uma prova que segue os padrões internacionais”, finalizou.

A Picos Pro Race acontece entre os dias 05 e 07 de julho, em Picos e as inscrições já estão abertas em lote promocional no site www.picosprorace.com.br. Além da prova de ciclismo, o evento conta com feira gastronômica, feira de negócios, feira geek e ainda um grande festival cultural reunindo apresentações artísticas locais e nacionais.

Mais notícias