Faltam 15 dias para a maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste, a Picos Pro Race. Os preparativos para o grande evento estão em pleno vapor e mais de 800 atletas estão sendo esperados para a competição. A prova acontece entre os dias 05 e 07 de julho, em Picos, com competição em todos os dias.
Na sexta-feira, acontecerá a competição de XCC (prova em circuito estilo olímpico). As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do www.picosprorace.com. A premiação pode chegar à R$ 1 mil. Entre os atletas confirmados, está Renato Rezende, campeão brasileiro de BMX e XCE e que vem representando a renomada marca de bicicletas TSW. A prova vale para o ranking da Union Cyliste Internacionale (UCI), abrindo portas para os atletas de todo o mundo participarem da competição. É a primeira vez que a prova pontua no ranking UCI, se tornando a primeira prova genuinamente piauiense a entrar no ranking.
Também na sexta-feira, acontecerá a entrega dos kits e vistoria de bike para os atletas que participarão da etapa Ultra (com as provas realizadas no sábado e domingo). Já no sábado, acontecerá a largada para os atletas que irão disputar a etapa Ultra, com pouco mais de 60 km de percurso. No sábado também acontece a entrega dos kits e vistoria de bikes para os atletas que vão disputar a etapa Classic, ou seja, que irão competir apenas no domingo.
A tradicional PPR KIDS competição para meninos e meninas com idade entre 02 e 11 anos, também acontece no sábado, a partir das 16 horas. No domingo, acontece a PPR Classic, com distâncias que variam de 20 a 98 km. Ao todo, mais de 800 atletas deverão participar da Picos Pro Race edição Mundo. A premiação em dinheiro ultrapassa R$ 44 mil.
Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, destaca que, além da competição de ciclismo, o evento também reúne, em um mesmo lugar, cultura, artesanato, lazer, exposições e comercialização de produtos ligados ao esporte e ainda gastronomia. “O evento entrou no calendário dos grandes eventos que promovem o desenvolvimento econômico e turístico do estado, sobretudo por trazer atletas de todo o Brasil para a competição. Então, a Picos Pro Race é muito mais que esporte, é desenvolvimento para toda a região”, finaliza.