Muito mais do que uma prova de mountain bike, a Picos Pro Race é também um evento que promove ações sociais. É por isso que, na edição Mundo, a organização da prova firmou uma parceria com a Associação Amigos Protetores de Animais de Picos (APAPI), onde os atletas inscritos na prova poderão fazer doações de rações para cães e gatos.
A APAPI foi fundada em 2015 e, nesses quase dez anos de fundação, buscam dar alimento a cães e gatos de rua. Segundo Betânia Coutinho, uma das voluntárias da associação, cerca de 800 animais recebem alimento dos voluntários todos os dias. “Infelizmente, não temos uma sede física. As nossas ações consistem em dar alimento para esses animais de rua, que infelizmente, sofrem com o abandono. Também tentamos sensibilizar as pessoas para as adoções responsáveis e buscamos articular as castrações previstas em lei municipal de Picos”, comenta.
Ainda de acordo com ela, a parceria com a Picos Pro Race pode contribuir de forma significativa com as doações. “A Picos Pro Race reúne várias pessoas e a gente acredita que muitos dos atletas são sensíveis a causa animal e vão conseguir nos ajudar com as doações das rações, no momento do recebimento dos Kits”, pontua.
Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, comenta que o evento sempre buscou promover ações sociais e em benefício de toda a comunidade de Picos e região. “Sempre colocamos no nosso regulamento que as inscrições incluem doação de alimentos. Os atletas sempre aderiram a essa iniciativa. Esse ano, estamos estendendo, colaborando também com a APAPI que faz um grande e importante trabalho em Picos. O nosso intuito é colaborar para que a APAPI continue podendo fazer suas ações no nosso município. Através da Picos Pro Race, já ajudamos diversas instituições e pretendemos continuar colaborando”, reforçou.
No momento do recebimento dos Kits, os atletas podem optar em fazer a doação de alimentos ou transferência em dinheiro. Todas as doações são revestidas para a APAPI e instituições já assistidas pela Picos Pro Race.