A primeira prova genuinamente piauiense a valer pelo ranking mundial da Union Cycliste Internacionale (UCI) garantiu um baiano e uma picoense no pódio da elite. Kennedi Lago e Genielle Moura foram os campeões da etapa de XCC da Picos Pro Race Mundo, com um tempo de 19:20 h e 22:15 h, respectivamente. A prova foi realizada na última sexta-feira, em uma pista construída exclusivamente para a competição.
Kennedi destacou o desafio a mais que a competição trouxe esse ano. Segundo ele, a preparação teve que ser ainda mais intensa, já que seriam três dias de competições. “É mais uma grande prova aí no calendário de atleta. Essa prova tem um potencial enorme, tem uma característica ímpar, que é a temperatura, o terreno, e sempre vai ser duro”, pontuou ele que deu seis voltas na pista no tempo de 19 minutos e 20 segundos, um pouco mais de 1 segundo a menos do que seu adversário.
Já a campeão feminina da elite, Genielle Moura, é de Picos e destacou a felicidade em ter vencido a primeira competição a valer no ranking UCI. “Foi muito emocionante por ter participado da prova a primeira vez e ter conseguido a vitória, na minha cidade, em uma prova que conquistou meu coração. A pista foi muito bem construída e vou guardar com muito carinho essa medalha”, pontuou ela, que abriu uma vantagem de quase dois minutos em relação à segunda colocada.
Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, comemorou o sucesso da primeira competição genuinamente piauiense a entrar no ranking da UCI. “Sempre foi uma meta nossa desde o início da Picos Pro Race. É muito gratificante ter nossa prova no ranking UCI. É algo que agregou ainda mais a nossa prova, abrindo as possibilidades de atletas de todo o Brasil e mundo a participarem da prova. Além disso, deixamos um legado para a cidade ao construirmos a primeira pista de XCC no município, que servirá de base de treinamento para os atletas de toda região”, reforçou.
O Campeão brasileiro de BMX e XCE, Renato Rezende, atleta da TSW, chegou em terceiro na etapa.