O esporte aliado ao social. A Picos Pro Race vem mostrando que é muito mais que uma prova de bike realizada no interior do Piauí. Durante a maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste, a comunidade carente de Picos teve acesso à consulta oftalmológica gratuita e, nos casos necessários, também receberam o óculos de grau completo.
O pequeno João Victor Fernandes, de sete anos, é de São José do Piauí. Ele foi um dos beneficiários da ação. A avó do João conta que ele estava com algumas dificuldades na escola e que, reclamava muito de dores de cabeça. “Ele via as coisas embaçadas e reclamava que não conseguia enxergar direito. Essa ação a gente só tem o que agradecer, porque agora ele vai poder enxergar melhor e vai ficar melhor na escola também”, comenta. “Eu achei bom demais. Vou usar o óculos e agora vou enxergar as coisas direito”, comemorou o pequeno.
A ação é resultado de uma parceria entre a Picos Pro Race e a Óticas Riveliny e foi uma das novidades da Picos Pro Race. “Durante a Picos Pro Race, sempre buscamos trazer ações para agregar toda a comunidade. E a Óticas Riveliny foi a nossa parceira dessa linda ação, que, com certeza, traz benefícios para esses meninos e meninas de comunidades carentes da nossa região e a gente só tem a agradecer”, pontua Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race.
Através da ação, foram disponibilizadas 25 consultas oftalmológicas e 15 óculos para atender à necessidade das crianças. Anielson Carvalho, coordenador de laboratório das Óticas Riveliny, comemora a parceria inédita com a Picos Pro Race. “Essa é a primeira vez que somos parceiros da Picos Pro Race. Sabemos a importância da prova para toda a região, movimenta toda a cidade e ações como essa, beneficiam as famílias humildes da região, que tem acesso à consulta e ao óculos de grau completo”, destaca, lembrando que a empresa possui 41 anos no mercado, atendendo o Piauí, Pernambuco, Ceará e Maranhão.
A Médica Amanda Castro foi a responsável pelos atendimentos. Ela comenta que a dificuldade em enxergar pode trazer diversos prejuízos às crianças. “Pode retardar o aprendizado e até mesmo resultar em um diagnóstico errado. Quanto mais precoce detectarmos essas deficiências, mais benefícios essas crianças terão. Aqui, conseguimos detectar, inclusive, que crianças com catarata congênita e encaminhamos para avaliação cirúrgica”, sustenta.