Equipe da Picos Pro Race faz doação de alimentos para a Casa Aliança

Por: Marcos Vinícius Modesto

Na tarde de terça-feira, 22 de outubro, a equipe da Picos Pro Race (PPR) fez a doação de alimentos não-perecíveis para a Casa Aliança, uma instituição que acolhe, capacita e oferece atividades de lazer para crianças e adolescentes, com idade entre 08 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social do bairro Parque de Exposição, em Picos.

Segundo Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, os alimentos foram arrecadados durante a Picos Pro Race. “Tradicionalmente, colocamos a doação de alimentos como parte da inscrição para a prova. Todos os atletas inscritos devem doar 2 kgs de alimentos ou uma contribuição em dinheiro que é destinada exclusivamente para a aquisição de alimentos não-perecíveis para doarmos às instituições carentes da nossa região. Sempre reforçamos que a Picos Pro Race é muito mais que uma prova de bicicleta, é um evento que quer contribuir com o desenvolvimento econômico e social da nossa região”, pontuou.

Ainda de acordo com ele, além da Casa Aliança, os alimentos foram doados para moradores carentes dos municípios de Picos, Santana e São José do Piauí, regiões que integram o percurso da prova.

Marilene de Souza mora no bairro Parque de Exposição há mais de 30 anos e participa da Associação Aliança, da qual surgiu a Casa Aliança, desde sua fundação, em 1999. Ela explica que que todas as ações desenvolvidas na instituição são fruto de trabalho voluntário, parcerias, apadrinhamento, campanhas e doações. “É um projeto sem fins lucrativos, que depende muito da ajuda das pessoas”, diz ela, reforçando a importância das doações destinadas pela Picos Pro Race.

Ela destaca que, ao longo desses 21 anos, completados este ano, a Casa Aliança transformou muitas vidas, mudando destinos. “Muitos dos jovens que passaram pelo projeto hoje estão na universidade, no mercado de trabalho, alguns até fora da cidade, mas continuam ajudando, seja com doações financeiras ou atuando como voluntários quando estão em Picos”, completou, destacando que asa ações da Associação Aliança tiveram um impacto transformador no bairro Parque de Exposição, em Picos.

Marilene ressalta ainda que, através da Associação Aliança, foram criados diversos projetos, como a Lavanderia Aliança, o Capriche e o Restaurante Italiano, todos voltados para a geração de renda, além do Artesanato Aliança e da Casa Aliança. Projetos que mudaram a realidade das crianças da região e de suas famílias, proporcionando atividades que geram emprego e renda na comunidade.

A Casa Aliança atende crianças e adolescentes e acompanha suas famílias, oferecendo diversas atividades, como dança, informática, reforço escolar, futsal, culinária, flauta, violão, entre outras. As crianças frequentam o projeto no contraturno escolar, onde são acolhidas, recebem atenção especial e têm a oportunidade de aprender novas habilidades e valores.