Picos Pro Race marca presença em evento que fala da história da Educação Física em Picos

Por Marcos Vinícius

O auditório da UESPI de Picos recebeu o evento intitulado Raízes da Educação Física, realizado pelo curso de Educação Física da instituição como uma maneira de celebrar a sua história no município. O evento contou com a participação de Daniel Freitas e da equipe da Picos Pro Race, considerando que o mountain bike está profundamente enraizado na história da profissão e faz parte dessas raízes.

Professora Patrícia Vicente

O projeto foi realizado pelas turmas do primeiro e terceiro períodos do curso, sob a supervisão da professora Patrícia Vicente, idealizadora do projeto. Segundo a docente, a iniciativa surgiu de sua curiosidade sobre a história da Educação Física em Picos e tinha como objetivo contemplar, além dos profissionais, os primeiros profissionais da área no município.

O aluno Kaynã Diego, do terceiro período, explicou o objetivo do projeto. “O projeto, primeiramente, busca criar laços entre as turmas do curso, fortalecer a união entre os alunos e, consequentemente, trabalhar para elevar o nível da avaliação do curso e dos futuros profissionais que sairão desta casa, que é a UESPI”.

A estudante do terceiro período, Fernanda Oliveira, acrescentou que o busca resgatar a história da Educação Física escolar, que vai desde as primeiras aulas e como o curso funcionava na época. “Realizamos várias entrevistas com os primeiros professores de Educação Física, e um dos principais momentos foi o café da manhã com as raízes, no restaurante Picos Hotel. O objetivo do projeto é resgatar, enaltecer e contar a história do curso em Picos”. No dia do evento, além da apresentação do projeto, foram abordados outros temas, como corrida de rua, beach tênis e a Picos Pro Race.

Pedro Henrique

Pedro Henrique, aluno do terceiro período, destacou a importância histórica do evento.

“É válido acrescentar que esse evento também foi marcado pela homenagem à primeira turma de bacharelado em Educação Física de Picos, no Piauí. Essa é uma conquista histórica, já que o curso de bacharelado foi implementado no primeiro semestre de 2023, após anos de luta para trazê-lo à cidade. Eu, fui diretamente responsável por assegurar o retorno do curso”, pontuou.

O evento fez um resgate de quando a turma concluiu o primeiro período, chegando a enfrentar problemas na renovação de matrículas, o que ameaçava a continuidade do curso. O aluno Pedro Henrique entrou na justiça, conseguiu vencer a causa e garantiu que o curso retornasse ao seu formato original, como bacharelado. Graças a essa conquista, a turma, enquanto primeira turma de bacharelado em Educação Física de Picos, pôde ser oficialmente homenageada e reconhecida como parte da história da cidade.

Segundo Patrícia, o objetivo de toda essa coleta de dados e do trabalho realizado pelos alunos é que isso se transforme em um livro, servindo como uma base para futuras pesquisas sobre a história da Educação Física na cidade de Picos.

Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, destacou que o evento mostrou como a prova tem sido importante também para os estudantes. “Me senti bastante honrado ao perceber que a história da Educação Física se entrelaça com a nossa história. A história da Picos Pro Race, desde o início de sua atividade, sempre esteve conectada com a Universidade Estadual, especialmente com o curso de Educação Física. Ao longo desse tempo, a equipe gerou oportunidades para os atletas e para os alunos, oferecendo campo de estágio e somando forças sempre que possível. Essa colaboração sempre foi uma premissa nossa”, frisou. 

Patrícia Vicente trouxe também a importância do PPR para o tema: “O Picos Pro Race é algo fundamental para a Educação Física. Isso porque nossos alunos conseguem observar como um evento acontece e compreender o impacto que ele pode gerar. A decisão de organizar uma competição, por exemplo, transforma vidas: a vida de quem organiza, de quem participa e de todos os que estão inseridos nesse contexto. Essa atitude, essa escolha, evidencia o poder que a atividade física e o exercício têm de impactar positivamente a sociedade”, finalizou.