Picos Pro Race entra para o Calendário de Eventos Turísticos do Piauí

Por Marcos Vinícius Modesto

O Picos Pro Race, a maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste, está oficialmente dentro do Calendário de Eventos Turísticos do Estado. Com o reconhecimento por sua importância cultural, esportiva e econômica, a prova atende aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) e reforça seu papel como um dos principais atrativos turísticos da região. Com a inclusão no calendário, o evento ganha ainda mais visibilidade, fortalecendo o turismo local e atraindo visitantes de todo o Brasil.

O Calendário de Eventos Turísticos do Piauí foi criado em 2009 com o objetivo de promover a diversidade cultural, a identidade dos municípios, fortalecer a economia interna, gerando emprego e renda e o desenvolvimento sustentável. Além disso, agrega valor aos destinos e atrai visitantes. “A Picos Pro Race movimenta o cenário da cidade durante todo o ano. Vem atletas conhecer nossos percursos, treinar para a prova. Isso movimenta a rede hoteleira de toda a região, além de bares, restaurantes e despertou, inclusive, o comércio para novos negócios, com a abertura de lojas voltadas para o mundo da bicicleta”, lembra, Daniel.

A seleção dos eventos é feita baseada em vários critérios, dentre eles, a capacidade de atrair visitantes e gerar receita. A ação integra o programa Piauí, Aqui Tem Turismo, lançado pela Secretaria do Turismo em 2023. “A Picos Pro Race atrai atletas de todo o Brasil e até do mundo, principalmente depois que inserimos a prova no calendário da Union Cycliste Internacionale (UCI), valendo pontos no calendário internacional. Para nós, que fazemos a Picos Pro Race, é uma honra poder realizar um evento que tem um grande peso, não apenas para o esporte, mas para toda a economia do nosso estado”, ressalta Daniel.

Daniel Freitas, explicou a dimensão que o evento ganhou com o passar dos anos. “Há muito tempo, deixamos de ser apenas uma prova de bike, uma simples competição de ciclismo. Hoje, somos um dos maiores festivais esportivo-culturais do estado do Piauí e do Brasil. A Picos Pro Race tem uma grande importância para a economia local, gerando, em um único fim de semana, mais de R$ 4 milhões injetados na economia do estado e na cidade de Picos. Isso proporciona um forte aquecimento do trade turístico da região e fortalece a marca Piauí, promovendo o estado como destino turístico por meio do esporte”, disse.

Em 2025, a Picos Pro Race vai para a sua 13ª edição. Este ano, a prova traz como temática o Cangaço, abordando a bravura e resiliência dos atletas. O evento será realizado entre os dias 03 e 06 de julho e mais de 1 mil atletas estão sendo aguardados. Além da prova de ciclismo, o evento contará com apresentações culturais, exposições, feiras, shows musicais e muito mais. O evento tem também o patrocínio do Governo do Estado.

Sobre a temática deste ano, Daniel dá um spoiler. “É bom que tantos atletas e o público em geral possam esperar por uma experiência totalmente imersiva no tema proposto. Nosso principal foco em 2025 é realmente fazer com que as pessoas, especialmente os atletas, se sintam na época do cangaço. Teremos muitas novidades e interações, tanto na nossa arena de prova quanto ao longo do percurso. Queremos proporcionar uma experiência inesquecível para cada atleta que se aventurar em nossas trilhas e para todas as pessoas que participarem do evento”, adianta.

Daniel Freitas destaca que a Picos Pro Race também terá uma uma arena de negócios diversificada, reunindo marcas internacionais, nacionais e locais, com um foco especial na valorização do povo, da arte e da cultura piauiense. “Queremos dar oportunidade para que as marcas locais também se destaquem nesse evento, que hoje é o que mais atrai turistas em eventos esportivos no estado do Piauí e no Nordeste”.