A espera acabou. O lançamento oficial da Picos Pro Race 2025 foi realizado nesta quinta e sexta-feira, nos municípios de Picos e Teresina, reunindo atletas, parceiros, apoiadores e patrocinadores do evento. Este ano, a Picos Pro Race fará uma imersão ao Cangaço, tema escolhido para a edição.
Daniel Freitas, organizador do evento, destacou que o tema da edição deste ano foi escolhido com muito cuidado. “É com muito orgulho que a gente levanta essa bandeira nordestina para mostrar para o Brasil e para o mundo a força do Nordeste, do Piauí, do nosso ciclismo, na cidade de Picos e em todo o estado. Estamos de braços abertos aguardando todos os atletas. É uma prova que nos orgulha muito fazer, porque movimenta o cenário esportivo, mas também o cenário cultural, de entretenimento e a nossa economia”, pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Severo Eulálio, esteve presente no lançamento e reforçou a parceria com a prova. Ele, que é da região de Picos, onde acontece a competição, destacou a importância da Picos Pro Race para todo o cenário esportivo e econômico da região. “Sabemos que a Picos Pro Race é uma prova de grande magnitude e estamos juntos, sendo parceiros desde sempre. É uma prova que tem várias vertentes: permite a participação de todos, crianças, adultos, idosos, movimenta a nossa economia e todo o cenário esportivo, econômico, cultural. O Daniel e toda a equipe da Picos Pro Race estão de parabéns e poderão continuar contando conosco para que esse evento cresça ainda mais”, reforçou.

Quem também esteve presente no lançamento foi o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, que destacou a parceria que terá com o evento neste ano. “A Picos Pro Race tem o apoio do Governo do Estado e nós, da Secretaria do Meio Ambiente não ficaríamos de fora, já que a prova também tem essa preocupação com o esporte, com o turismo, com a geração de renda, mas também com o meio ambiente. Vamos estar presentes, levando conscientização ambiental para todos os presentes”, disse.
Parceiro da Picos Pro Race desde a primeira edição, Anderson Porto, da Giro Radical, destacou o diferencial do evento. “A gente viu a Picos Pro Race nascer e hoje se tornar a maior prova do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil. Uma prova que estimula o esporte, mas movimenta a economia, possibilita a abertura de novos negócios, que geram emprego, renda, movimenta o turismo, o lazer. Enfim, que contribui para todo o desenvolvimento do estado”, atestou.

Kelson Gomes, da Zeus FisioMov, destacou que, mais uma vez, a empresa estará presente. “Já são cinco anos de parceria em que participamos, levando a nossa estrutura para promover a recuperação dos atletas para que eles consigam se preparar e se recuperar bem para fazer a prova. E esse ano, estaremos novamente nessa prova que conquistou o Piauí, o Brasil e o mundo”, pontuou.
A Picos Pro Race acontece entre os dias 04 e 06 de julho, em Picos, e mais de 1 mil atletas estão sendo aguardados para a prova. Um dos atletas é o Thiago Borges, que vai para sua terceira participação na prova. “A PPR é uma prova que acolhe o atleta, que tem o percurso, a estrutura muito boa. Certeza que, este ano, terá um percurso desafiador e vamos treinar bastante porque a Picos Pro Race Cangaço promete”, fala, ansioso.
O treinador André Pessoa, da 4Mov Assessoria Esportiva, também garantiu que, mais um ano, o grupo levará um número significativo de alunos para se desafiarem nas trilhas da Picos Pro Race. “Todos os anos, a 4MOv se faz presente, levando a estrutura e também muitos atletas. Já estamos em preparação intensa porque é um percurso que é sempre desafiador, mas a galera está animada e treinando bastante para fazer bonito na prova”, comenta.

Fernando Correia Lima, presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, destacou que a Picos Pro Race é a principal prova do calendário da entidade. “A Picos Pro Race mudou a forma de fazer competição de ciclismo, é uma prova já consolidada no nosso calendário, que movimenta toda a região e que traz atletas de outros estados. Além disso, desde o ano passado, passou a ranquear na UCI, que é a entidade máxima do ciclismo internacional, abrindo portas para atletas de outros países virem ao Piauí competir. A Federação tem muito orgulho do crescimento da prova e temos certeza que, este ano, será mais uma edição de muito sucesso”, frisou.