Atletas relatam expectativa para o segundo dia da Picos Pro Race

Se o primeiro dia já levou fortes emoções para os atletas da Picos Pro Race, o segundo dia promete adrenalina ainda maior nas trilas do sertão piauiense. Mais de 800 atletas deverão cruzar a largada no segundo dia de prova e a expectativa é positiva para enfrentar percursos que chegam à 95 km, com uma mistura de subidas, descidas, single tracks e muitos desafios.


O casal Roberto Evangelista e Dandara Barreira vieram de Fortaleza, no Ceará, especialmente para a Picos Pro Race. Pela primeira vez participando do evento o casal relata que conheceu a PPR através das redes sociais. ”A expectativa para a prova deste Domingo (06), são as melhores. Um evento bem organizado. Pretendemos voltar outras vezes. Essa temática é bastante interessante, ainda mas para nós, nordestinos”, disse Dandara, acrescentando que começaram a pedalar na pandemia e que, de lá para cá, vêm participando de provas em vários lugares.


Mesmo vindo pela segunda vez para a Picos Pro Race, o atleta Ednardo Lima, disse que estava ansioso com a prova e com muita expectativa. Veterano no mundo da bike, ele conta que pedala há mais de 20 anos. “A Picos Pro Race é uma prova excelente, a maior do Norte e Nordeste. Esse ano o tema é super pertinente, homenageia nosso Nordeste e a minha expectativa é de me superar e concluir bem a prova”, pontuou.


Neste domingo, enfrentarão as trilhas tanto os atletas da Ultra (que disputam dois dias de prova) quanto os atletas da Classic (que participam apenas de um dia de competição. Durante o Congresso Técnico, que aconteceu na noite deste sábado, a organização da prova passou mais detalhes da competição, ressaltando que, para o domingo, o percurso vem mesclando estradão, subidas e descidas, e trechos mais técnicos de single tracks e pedras soltas que irão exigir mais habilidade dos ciclistas.

No entanto, a prova também trará percursos mais curtos, de 20km, para os atletas iniciantes, mas que querem ter a experiência de uma grande prova. “O primeiro dia surpreendeu positivamente. Levamos uma bateria para o meio da trilha, cangaceiros, distribuição de picolés. Tivemos ainda os apoios e ZATs nos municípios de Dom Expedito Lopes e Santana do Piauí. E, para este último dia de prova teremos também um percurso em São José do Piauí. Tiramos alguns trechos tradicionais de outras edições, mas trouxemos muita novidade na trilha também. Preparamos tudo com muito carinho e tenho certeza que os atletas irão se surpreender positivamente”, finaliza Daniel Freitas, lembrando que a Picos Pro Race dará premiação de R$ 57 mil aos atletas de bike, divididos por categorias.

A Picos Pro Race finaliza neste domingo. A premiação está prevista para iniciar as 13 horas. Enquanto isso, na arena de prova, as pessoas poderão acompanhar campeonato de baladeira, arco e flecha, kart infantil, estandes com exposição e comercialização de produtos e serviços, além de apresentações culturais. O encerramento acontece com o Festival Picos 40 Graus, que traz Biquini ao palco. A Picos Pro Race tem o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo.