Atletas relatam expectativa para participar de prova que vale no ranking internacional de ciclismo

A Picos Pro Race Mundo começa nesta sexta-feira, 05, com uma grande novidade: pela primeira vez, a prova vai pontuar no ranking da Union Cycliste Internacionale (UCI), a maior entidade do ciclismo mundial. E atletas vindos de diversos estados do Brasil e de outros 4 países já relatam a expectativa para participar da competição.

O Almeida Júnior e Carla Queiroz são naturais de Fortaleza (CE). Eles percorreram 500 KM para participar da prova em Picos. “É a nossa primeira vez na cidade de Picos, e nossas expectativas para a prova de amanhã são as melhores. Já fomos conhecer a pista, dar uma olhada, estamos bem hospedados e agora é só descansar e aguardar a prova”, comentou.

A Katia Amorim veio diretamente de Santa Isabel, no Pará, para participar da competição. Veterana no mountain bike, ela conta que essa será a sua primeira vez na prova de XCC. Para isso, ela viajou 800 km para enfrentar o desafio. “Para mim, que nunca fiz uma prova dessa será um desafio pessoal. Me escrevi através de uma amiga minha que falou da prova e me convidou a participar”, comentou ela, que já está participando da Picos Pro Race pelo terceiro ano consecutivo. “A Picos Pro Race já entrou no meu coração. Amo as trilhas de Picos, a caatinga, a área do sertão nordestino. Hoje pela manhã, já treinei uma hora. Escolhi treinar na pista mesmo e minha meta é começar e terminar a prova, nem que eu chegue por último empurrando a bike”, disse ela, entre sorridos.

A entrada da PPR no ranking UCI é algo inédito no ciclismo nordestino. É que a Picos Pro Race é a primeira prova genuinamente piauiense a pontuar no ranking UCI. “Para nós que organizamos a prova, é uma satisfação muito grande porque sempre foi um desejo nosso mostrar o potencial de Picos para o ciclismo mundial. Hoje temos atletas de todo o Brasil e de vários lugares do mundo participando e a meta é continuar trabalhando para ampliar, cada vez mais, essa prova. É uma oportunidade dos ciclistas do nosso estado também participarem de uma prova com atletas de referência internacional”, ressaltou Daniel Freitas, organizador da prova.

A comissária da UCI, Regina Barbiere, explica que a PPR decidiu pleitear o ranking da UCI na competição de short track. Ela reforçou que a Picos Pro Race é a primeira prova do Norte e Nordeste a pontuar no ranking internacional. “O ideal é a gente trabalhar para que essa prova se mantenha no ranking UCI, agregando mais etapas e trazendo novos eventos do UCI. E a Picos Pro Race é excelente para isso poque a gente vê cada vez mais a prova evoluindo com grandes possibilidades de mantermos esse evento dentro do calendário. A Picos Pro Race só tem a avançar ainda mais para provas internacionais”, finaliza.